Conheça o nosso Colégio

Colégio Helena Bicalho

Image

Fundador: Professor José de Salles

Fundado em 1988, o Colégio Helena Bicalho é uma instituição de ensino com quase três décadas de atuação, onde a prioridade é o aluno e a sua educação.

A escola tem como meta preparar o aluno para as conquistas da vida, proporcionando-lhe as habilidades indispensáveis a uma formação que engrandece a família, a sociedade e a pátria.

O êxito na construção educativa é o resultado da trajetória percorrida pelo ser humano. O Colégio Helena Bicalho, envolvido cada vez mais com o papel da educação na formação da sociedade, prioriza um desenvolvimento harmonioso pautado no respeito, na confiança, no apoio dos pais, de nossa equipe e de todos os outros profissionais. Não estamos sozinhos, mas amparados pelas bênçãos de Cristo, que segue e orienta nossos passos.

Visão e Missão

O Colégio Helena Bicalho tem a finalidade de contribuir para que o educando atinja a plenitude como pessoa na relação de alteridade, em que o homem social interage e interdepende de outros indivíduos, promovendo a tolerância.
Oferecer uma educação preventiva, favorecendo a formação da pes­soa e a percepção de si mesmo enquanto sujeito social, capaz de influenciar na construção de uma sociedade justa e fraterna, por meio do testemunho dos valores eternos e temporais da pessoa humana
helena-bicalho.jpg

Quem foi Helena Bicalho?

Helena da Conceição Salles Bicalho, educadora nata, exerceu o magistério por 38 anos em cidades do interior mineiro.

Movida pelo amor à educação e espírito de solidariedade humana, doou seu tempo ao cuidado de sua família e alunos, inspirando-os à perseverança, ao bom ânimo e ao estudo contínuo.

Em janeiro de 1996, graça ao desejo dos alunos do “Centro Educacional Peter Pan” (antigo nome deste colégio), seu nome foi votado e escolhido, para reconhecimento merecido a sua trajetória de lutas e conquistas educacionais e sociais.

Sua obra em prol da educação integral tem continuidade na figura de seu filho José de Salles Bicalho, idealizador e diretor deste colégio.

Hoje nos seus 25 anos de existência, o Colégio Helena Bicalho permanece inspirado em seus exemplos, possibilitando a formação de cidadãos autônomos, conscientes e empreendedores.

Professor Salles e D. Norma: nossos fundadores,
nossos mestres, nossos modelos.

Professor Salles – 66 anos dedicados à educação refletindo a dimensão
social do seu trabalho, bem como o lado afetivo, pela valorização do amor a
essa brilhante profissão.
Natural de Itambé do Mato Dentro, começou seus estudos na Escola
Estadual Emídio de Salles Pereira. Mudou-se para Diamantina onde cursou no
Seminário Arquidiocesano: Matemática, Filosofia, Português, Latim, Inglês,
Italiano, Grego, Francês e Hebraico. Desembarcou em Governador Valadares
para ser professor de Matemática e Latim no Colégio Ibituruna.
Image
Daí, foi um passo para João Monlevade, Santa Bárbara e Belo Horizonte. Desde 1º de agosto de 1950, vem trabalhando como professor, orientador educacional e diretor, anunciando o amor e credibilidade na educação. Sua presença desperta nas pessoas a simplicidade, a amizade, o vigor, a coragem, e a confiança em Deus, características marcantes da sua personalidade.

Teve como Títulos Honoríficos:
  1. Condecoração da Prefeitura de Belo Horizonte 2002.
  2. Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal conferido pela Câmera Municipal de Belo Horizonte em 17 de dezembro de 2003.
  3. Título de Membro Benemérito conferido pelo Centro de Integração Empresa – Escola de Minas Gerais (conforme cap.II, art. 9º, inciso IV do Estatuto da Entidade) em 09 de dezembro de 2004.
  4. Diploma da Ordem do Mérito do Educador Mineiro conferido pelo sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais, por seus relevantes serviços prestados à Educação, aos 12 de outubro de 2006;
  5. Líder Educacional conferido pelo Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais em reconhecimento aos bem-sucedidos líderes educacionais das escolas particulares, em 07 de abril de 2017.

Com este pensamento:
“A educação, a partir do estudo das relações consideradas importantes para a aprendizagem da criança e do adolescente, evidencia um trabalho consciente na formação de alunos, fator indispensável para produzir os efeitos necessários ao futuro das pessoas, em obediência aos preceitos da lei maior “non scolae, sed vitae discimus” (não aprendemos para a escola, mas para a vida). No âmbito de um sistema educacional, é necessário escolher bem os padrões que satisfazem as necessidades do educando, dos pais e da sociedade como um todo”. Professor Salles fundou, em 1988, o Centro Educacional Peter- Pan Ltda, hoje, COLÉGIO HELENA BICALHO. O nome, escolhido pelos alunos, é de sua mãe, Helena da Conceição de Salles Bicalho, educadora, tendo lecionado durante 38 anos. Palavras do Professor Salles. “Sou de uma família de professores. Minha primeira lição de vida foi de patriotismo. Meu PA, Dr. Olau de Salles, me deu marcantes lições de seriedade, honestidade e cumprimento de dever”. Os valores que nasceram com o Colégio continuam a nortear sua missão adaptados aos tempos, permeando a obra educativa. A educação é um processo global, dinâmico e constante, que leva o educando a uma autonomia consolidada no uso da liberdade pessoal e social.
Com seus 30 anos, o Colégio Helena Bicalho tem como Visão – a finalidade de contribuir para que o educando atinja a plenitude como pessoa na relação consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com Deus, que criou o ser humano para viver em comunidade; e como Missão – Oferecer uma educação preventiva, favorecendo a formação da pessoa e a percepção de si mesmo enquanto sujeito social, capaz de influenciar na construção de uma sociedade justa e fraterna, por meio do testemunho dos valores eternos e temporais da pessoa humana.
É um Colégio de destaque na região, parceiro da Rede Pitagóras e Sistema Bernoulli de Ensino. Constituído de uma equipe compromissada e eficaz, atende do 1º ano do fundamental I a 3ª série do Ensino Médio.

Oferece:
  • Ensino de qualidade;
  • Atendimento personalizado;
  • Recursos didáticos e humanos;
  • Aulas especializadas;
  • Biblioteca informatizada;
  • Sala de Multimídia;
  • Escola de esportes conveniada com o Minas Tênis;
  • Ballet “ Espaço Integrado”;
  • Jiu-Jítsu;
  • Ampla área livre e arborizada;
  • Data show em todas as salas;
  • Informatização em todas as áreas da escola.

PALAVRA DO PROFESSOR SALLES
“Estou com o corpo idoso, mas o espírito que o anima é jovem como uma nascente. É o espírito do amor. A flor da consagração de meu serviço não murchou, graças aos amigos que tenho e, sinceramente, sei que, no meu trabalho, ela guardará até o fim sua cor e seu perfume. Reduzo tudo a um sorriso de alegria, de agradecimento, de gratidão, de amor e vou continuar correndo até o fim. Quem sabe voando nas asas das amizades”.
José de Salles Bicalho
logo_color.png

R. Moacyr Froes, 83 - S. João Batista, Belo Horizonte - MG, CEP: 31515-215

(31) 3495-1892

Redes Sociais

Image

Newsletter

This sounded a very good reason, and Alice was quite pleased to know it. ‘I never thought.

© 2019, Colégio Helena Bicalho. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Sistema Aula

Search

+880 322448500 Beverly Boulevard Los Angeles